Páginas

Seja bem-vindo

TODOS PODEM APRENDER

Diario de uma Alfabetizadora

De 28.02.2011 a 04.03.2011

Esta semana foi bem intensa!
A cada dia chegando novos alunos que necessitavam de acolhimento, de referência e uma estrutura escolar, a ciclada, que desconsidera esta necessidade!
Consegui contornar a situação abrindo mão da tradicional compensação de horários semanal, ou seja, o professor trabalha quatro dias da semana com carga horária de 5 horas por turno e não comparece na escola no quinto dia.
No primeiro dia contei uma história, sem a mediação do livro. Buscando o olhar de cada um, dramatizei a história dos Três Porquinhos.
Jogamos neste dia o "levante a palavra" e absolutamente todos os alunos evidenciaram algum vínculo com o realismo nominal: pensando que um referente grande precisa de muitas letras para ser representado através da escrita.
Nesta semana as atividades foram centradas nos nomes da turma. Fizemos a distribuição de crachás visando o reconhecimento do próprio nome e jogamos bingo de letras usando o nome como cartela.
Na área da matemática trabalhamos com classificação, correspondência biunívoca e contagem. As tampinhas de garrafa pet usadas como marcador do bingo de letras serviram maravilhosamente a este fim.
Depois de jogar Bingo solicitei que separassem as tampinhas por cor e depois as contassem. Foi muito divertido para eles.
Usando ainda as tampinhas, distribuí uma cartela quadriculada com espaço para 50 tampinhas e um dado com 1, 2 e 3 bolinhas. Os alunos jogavam o dado e pegavam as tampinhas correspondentes para preencherem os quadros da cartela.
Foi muito interessante observar a disposição em que eles iam colocando as tampinhas na cartela.
Alguns seguiam a direção esquerda - direita, de cima para baixo, porém muitos evidenciaram esquemas anteriores colocando as tampinhas em lugares aleatórios da cartela. Um deles não foi capaz de colocar uma tampinha em cada quadro. Este aluno ia colocando as tampinhas encostadas uma na outra sem respeitar a correspondencia entre 1 quadro para 1 tampinha.
Trabalhamos diariamente com o alfabeto em diferentes provocações: lince do alfabeto, bingo de letras, leitura da ordem alfabética das letras, texto e música "Abecedário da Xuxa".
Na questão da interação social, organizei a sala no primeiro e segundo dia em grande grupo, depois comecei a organizar pequenos grupos por distribuição de cores. Os alunos sentam com colegas diferentes a cada dia, visando a preparação da eleição de coordenadores e formação de grupos áulicos. Esta organização será mantida na próxima semana de aula, buscando que os alunos se relacionem com o máximo de colegas nesta semana e que se conheçam minimamente, a fim de qualificar suas escolhas.